segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

10 PERGUNTAS PARA GOG, O POETA DO RAP

ELE É POETA, ENIGMÁTICO, CONSCIENTE DO SEU PAPEL JUNTO A SOCIEDADE, INOVADOR, POLÊMICO, AGUERRIDO, AMANTE DA BOA MÚSICA, UM MESTRE NA HORA DE RIMAR.
GOG NOS CONCEDEU UM POUCO DO SEU PRECIOSO TEMPO PARA 10 PERGUNTAS, CONFIRA:

Genival Oliveira Gonçalves, nasceu em Sobradinho, periferia do Distrito Federal, é casado há dezoito anos.

1- COMO O RAP ENTROU NA SUA VIDA?
A música negra é a trilha sonora da Periferia, sempre foi nos seus mais variados estilos. Eu sou fruto disso, eu nasci pra ela, e ela comigo.

2- QUAL DE SUAS MÚSICAS VOCÊ CONSIDERA A MAIS IMPORTANTE E POR QUE ?
Minhas músicas definem fases, busca de conhecimento, etc: Nesse sentido "Dia a Dia da Periferia" é um grande alicerce.
3- ALGUNS DIZEM QUE O RAP MORREU E SE PERDEU EM RADICALISMOS, COMO VOCÊ VÊ O RAP HOJE EM DIA E A NOVA GERAÇÃO ?
O Rap é a foz do rio e não a nascente, ou seja, quando escrevemos e apresentamos uma música, ela repercute a essência da nossas vivência, relação social, logo, nossa forma pessoal de encarar o mundo.
Só que fazemos parte de uma contribuição coletiva e fomos muito individualistas em determinados momentos.
"A Voz da Favela", mas a Favela, são "Várias Vozes".
Creio que o Rap durante muito tempo, ao invés de representar o Gueto, a Periferia, quis ser. Daí se tornou fixo, sem mudança, sem a criatividade e principalmente, não se propôs a ser o Cidadão do Mundo, pensamento que o músico precisa ter.
Isso vem mudando gradativamente, pois é um processo de amadurecimento.
Só que essa "evolução" tem que acontecer baseada nos seus alicerces, re-fundar o hip hop é algo que não concordo.
Temos que crescer em talento e criatividade com as ferramentas que temos e que são infinitas.
Muita gente quer mudança, porque não deu certo pra ele, ao invés de investir na sua mudança pessoal e pelo bem do coletivo.


4- DENTRO DO RAP, VC TEM USADO DE MUITOS RECURSOS, COMO O TWITTER, TRANSMISSÕES POR SITES E TEM INCENTIVADO NOSSOS JOVENS A ESTUDAREM E BUSCAREM INFORMAÇÃO, VOCÊ ACHA QUE ATITUDES COMO AS SUAS TEM MUDADO O DESTINO DESSES JOVENS E OUVINTES DO RAP?
Sim. A prova disso são os vários depoimentos que recebo e o carinho com que as pessoas nos quatro cantos do Brasil me tratam.
A cada viagem, um nova emoção e o fortalecimento da deteminação, trabalhar muito, sempre, e segundo minhas convicções, que são frutos do que colho no coletivo.

5- O QUE VOCÊ NÃO CONCORDA E MESMO ASSIM, PERMANECE VIVO DENTRO DO RAP?
Em alguns casos a falta de profissionalismo e de respeito.
Outro tema: Sou muito questionado sobre o texto, a política, gostaria de falar mais em minhas entrevistas sobre música, musicalidade, ancestralidade, amor, a música como veículo de transformação...
6- QUAL O LEGADO QUE NOMES COMO VOCÊ, RACIONAIS, MV BILL, THAIDE, DEXTER E OUTROS DEIXAM AO POVO BRASILEIRO MARGINALIZADO QUE VIVE NA CARNE, AS LETRAS QUE VOCÊS CANTAM?
Criamos um movimento que não existia o Brasil há 20 anos atrás. Alicerçamos as bases da nossa cultura musical.
A grande lição: a partir do momento que percebermos nossa missão, quem somos, representamos; e agirmos com amor e por amor, tudo pode se tornar realidade, sem exceção.Vida longa aos pioneiros(as), sejam bem vindos(as) as novas gerações.
A casa é nossa, fruto de uma construção coletiva.

7- QUAIS AS NECESSIDADES DO POVO IDENTIFICADAS POR VOCÊ NOS SHOWS E PALESTRAS ??
A busca de alguém ou algo que reforce a auto-estima.
Os olhos do nosso povo brilham e falam muito!


8 - VOCÊ FEZ UMA MÚSICA FALANDO MAIS UMA VEZ DO GOVERNADOR ARRUDA, COMO VOCÊ ENXERGA A VOLTA DE POLITICOS DESSA INDOLE AO PODER, MESMO SENDO REUS CONFESSOS COMO NO CASO DE QUANDO ELE ERA SENADOR?
O nome da música é "Ponto Phinal" e fecha a trilogia das rimas iniciadas com a letra "P", que se iniciou com "Brasil com P" e passou por "Próxima Parte".
Peço a todos(as) que ouçam, ela fala por si.
Ponto Phinal está disponível no youtube e a letra em vários portais e no meu site:

www.gograpnacional.com.br

9- ESSE ANO HAVERÁ ELEIÇÕES, QUAL A DICA OU CONSELHO AO POVO E AOS LEITORES VOCÊ DARIA SOBRE VOTO E AS ESCOLHAS QUE SERÃO FEITAS PARA OS PRÓXIMOS 4 ANOS?
As eleições brasileiras são político-partidárias.
Por isso a grande discussão em torno da fidelidade partidária.
O partido é o dono do mandato, o político apenas o exerce.
Logo, eu escolho primeiro o partido,e daí, dentre a lista de candidados propostos, pelo partido, aquele(a) em quem eu irei votar.
Isso vai de encontro, ou seja, é contrário ao pensamento de escolher primeiro o candidato.
E porque faço isso?
- Um bom candidato num partido ruim, não resolve nada, pois ele é refém do estatuto interno;
- Um candidato ruim, num partido ruim, será pior ainda,
- Logo a opção ideal é: Um bom partido e um bom candidato, nessa ordem(sequência) de escolha.


10- DEIXE UM RECADO AOS LEITORES E MAIS UMA VEZ, O NOSSO MUITO OBRIGADO.

Rap Nacional é coisa séria e ação, senão a Revolução acaba em moda".

Muito obrigado pelo convite.

GOG na Net:
www.gograpnacional.com.br
assessoria.sobalanco@gmail.com
No Twitter: @GOGpoeta
Myspace:
www.myspace.com/gogpoeta

CUFA 2010 - INSCRIÇÕES ABERTAS

O evento Rap Popular Brasileiro, realizado pela ONG CUFA, abre inscrições hoje, dia 08 de Fevereiro e será realizado em Julho.

A partir do oito de fevereiro os b-boys, b-girls, bem como DJs, MCs e demais artistas das vertentes do hip hop poderão se inscrever para a edição do ano de 2010 dos eventos Rap Popular Brasileiro (RPB) e Brasil Break Dance (BRADAN), ambos promovidos pela Central Única das Favelas - CUFA. De acordo com a assessoria de imprensa da ONG, o evento está previsto para iniciar no mês de Julho.
As inscrições para o evento ocorrem entre os dias 08 de Fevereiro e 14 de Junho (para o estado do Rio de Janeiro). Ainda segundo os organizadores, durante os quatro meses em que as inscrições estarão abertas as atrações do evento serão confirmadas e informadas oportunamente nos respectivos sites oficiais, assim como demais informações inerentes.
Nos demais estados, a programação ainda está sendo definida e a data provável de alguns já foi divulgada, quais sejam: dia 16 de Outubro, final nacional do RPB no Ceará e dia 30 de Outubro, final do Bradan em Cuiabá.


Rap Popular Brasileiro - RPB
RPB Festival é o maior festival de novos talentos do rap e o único do gênero em território nacional. A missão é de abrir espaço para a música que embala o movimento Hip Hop e permitir que seus porta-vozes deem seu recado e mostrem seu talento. Realizado pela CUFA em todo País, o RPB Festival promoveu no mês de Maio a Setembro de 2009 as eliminatórias estaduais que classificaram para a final nacional da primeira edição do Festival. Grupos de diversos lugares do País fizeram parte deste evento, que veio para valorizar o rap e seus interpretes.
No ano de 2010 o RPB Festival terá muitas novidades. Você que nasceu com o rap na veia e que mostrar seu trabalho ou o do seu grupo, esta é a oportunidade. Fique de olho no site oficial do evento e faça sua inscrição. De 8 de Fevereiro até 14 de Junho.


Brasil Break Dance 2010 - BRADAN
O BRADAN - Brasil Break Dance - é um campeonato nacional de dança de rua que nasceu em 2009. A dança de rua é importante pela manifestação cultural e social. Jovens de todo o Brasil podem exercitar tanto o corpo quanto a mente, o que promove e fortalece a saúde física e espiritual.
O Break é um estilo de dança característica das periferias e faz parte do movimento Hip Hop. O objetivo do BRADAN é dar aos dançarinos a visibilidade que a arte merece.
A primeira fase do campeonato acontece em diversos estados do país que classificam uma dupla para a grande final nacional. Até ser eleita a melhor dupla, o público assiste a um grande espetáculo de dança com influências da cultura popular de cada estado, criando assim um panorama nunca visto na dança de rua brasileira.
O BRADAN é um campeonato democrático que torna vitoriosos todos os participantes do projeto por reforçar a importância da arte, cultura e atividade física na vida das pessoas.
As inscrições no Rio de Janeiro vão do dia 8 de Fevereiro até o dia 14 de Junho!