quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PROJETO RAP COM CIÊNCIAS


Projeto Rap com Ciência invade as escolas do DF.A Sangari, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), está promovendo a realização do concurso de composições Rap Com Ciência, cujo tema é o Programa Ciência em Foco.

Compreendendo que a música faz parte da vida dos jovens, o concurso conjugará o Rap, linguagem da juventude e importante forma de expressão, com o novo modelo de ensino de ciências proposto pelo Programa Ciência em Foco.

Marcos Vinícios de Jesus Morais, o “Japão”, conhecido rapper do Distrito Federal (VIELA 17), participará e coordenará oficinas, que ocorrerão em turno contrário ao período de aulas, possibilitando aos alunos expressarem-se, através de composições próprias, sobre a nova forma de aprender ciências no ensino fundamental.

Ao final das oficinas será selecionado um aluno de cada uma das catorze escolas participantes do concurso para gravar um CD com o rapper.

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF indicou uma escola por Diretoria Regional de Ensino participar do projeto, a saber:

• CEF 02 de Brazlândia
• EC 53 de Ceilândia
• EC Casa Grande do Gama
• CEF 07 Guará
• EC 01 da Candangolândia
• EC 03 do Paranoá
• EC 405 norte do Plano Piloto
• CEF 02 de Planaltina
• CEF 510 do Recanto das Emas
• EC 512 de Samambaia
• EC 206 de Santa Maria
• EC 303 de São Sebastião
• EC Lobeiral de Sobradinho
• EC Jibóia (rural) de Taguatinga

Para a divulgação do concurso, que acontecerá nos intervalos das aulas, é necessária a autorização da escola para a entrada de equipamentos de som durante a semana de divulgação, bem como a concessão de espaço físico para a realização das oficinas.

O agendamento da divulgação do concurso será realizado antecipadamente pelo Senhor Raphael de Almeida Silva, por meio de contato telefônico.

Objetivo

O objetivo do projeto é a realização do concurso Rap Com Ciência. Ele ocorrerá em 14 escolas de Ensino Fundamental participantes do Programa Ciência em Foco, previamente selecionadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Redações, poesias e composições feitas pelos alunos que desejarem participar do concurso serão recolhidas e analisadas pelo coordenador e monitores, que irão julgar e decidir os ganhadores do concurso. O tema dos trabalhos é o Programa Ciência em Foco.

Etapas

1ª Etapa do concurso (que foram realizadas em agosto de 2009)

A primeira etapa do projeto consiste na apresentação do concurso e na realização das oficinas. O formato de pocket show será utilizado na primeira semana de eventos para demonstrar o ritmo que será utilizado nas oficinas, que ocorrerão na segunda semana da primeira etapa.

As oficinas, de duração de duas a quatro horas, serão realizadas no turno contrário ao período de aulas. Com supervisão do coordenador e auxílio dos monitores, os alunos transformarão seus trabalhos em músicas de rap. Por fim, serão realizadas audições para a escolha de um(a) aluno(a) por para gravar uma música com o Rapper Marcos Vinícios de Jesus Morais, o Japão.

2ª Etapa do concurso (Setembro a outubro de 2009)

Na segunda etapa, os(as) alunos(as) ganhadores(as), irão conhecer o estúdio onde gravarão. Aprenderão como produzir uma música, conhecerão o local de pré-produção, mixagem e masterização, sendo acompanhados pelos monitores durante todo o processo.

Após as letras estarem concluídas, os(as) alunos(as) serão encaminhado, um a um, ao estúdio para realizarem a gravação musical de sua obra em conjunto com o Rapper Japão. Ensinar-se-ão as técnicas utilizadas no estúdio de produção musical em geral.

3ª Etapa do concurso (Outubro a dezembro de 2009)

Na terceira etapa o CD será mixado, masterizado e encaminhado à fábrica para confecção. Quando estiver pronto, seu lançamento será feito em um grande evento para alunos e convidados, onde será apresentado o produto final – o CD RAP COM CIÊNCIA. Neste evento será realizado um sarau e show com os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário