quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FÓRUM COMUNITÁRIO NA CIDADE DE DEUS

Fórum Comunitário da Cidade de Deus
Por Marília Gonçalves

No último sábado, mais de 130 pessoas, entre moradores e convidados, participaram do Fórum Comunitário da Cidade de Deus. O Fórum, como noticiou o Observatório Notícias & Análises, foi organizado pelas organizações sociais de base comunitária da comunidade, com o objetivo de rever o Plano de Desenvolvimento Local, elaborado coletivamente em 2003.

Silvia Ramos e Lucinha na mesa de abertura do Fórum
Silvia Ramos e Lucinha na mesa de abertura do Fórum
Na mesa de abertura do evento, a presidente da Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local, Ana Lúcia Serafim, uniu-se ao professor Pedro Cunca Bocayuva e à subsecretária de ações integradas no território, Silvia Ramos, para falar sobre a força da Cidade de Deus e a importância da realização do Fórum. Silvia falou também sobre a organização da comunidade, que tem uma longa história de mobilização social. “Tem um monte de gente querendo uma Unidade de Pronto Atendimento e não consegue. A Cidade de Deus conseguiu. A Cidade de Deus tem um planejamento estratégico”, acrescentou a secretária.

Depois da abertura, os presentes se dividiram em oito grupos temáticos e revisaram as demandas de cada área no plano de 2003. Os grupos analisaram o que foi feito com relação a cada uma delas e o que se deseja daqui pra frente. Entre as demandas colocadas está a velha necessidade da comunidade, a construção de uma escola pública de ensino médio. Lucinha, presidente da Agência, acredita que esta é a principal demanda colocada. Ao lado dela, foi colocada a necessidade de um Centro Cultural gerido coletivamente e destinado exclusivamente para ações culturais dos grupos locais, no modelo em que hoje é gerido o Portal Comunitário da Cidade de Deus. O Plano revisado vai ser publicado no Portal Comunitário, dentro de uma semana.

Participação dos moradores e UPP Social

A Cidade de Deus tem, de acordo com levantamento local, cerca de 65 mil habitantes. Para Lucinha, a participação dos moradores no Fórum não foi suficiente. A gestora local da UPP Social, Antônia Gama, concorda com Lucinha, mas acredita que este não é um problema só da Cidade de Deus, nem só das favelas, mas de toda a população brasileira. “Numericamente a participação cívica da população brasileira também é muito baixa”, explica. Mas, para Antônia, a Cidade de Deus tem a característica de ter um movimento associativo forte, o que não foi visto nas outras comunidades pacificadas. Esse movimento, para ela, só tem a contribuir para o sucesso da UPP Social na comunidade.

Grupo temático de Comunicação e Cultura
Grupo temático de Comunicação e Cultura

O Comitê Comunitário da Cidade de Deus, órgão criado em 2003 que reúne diversas instituições locais, é um grande parceiro da equipe do programa governamental. “Isso é muito interessante porque são eles que fiscalizam o nosso trabalho. A gente não chega aqui com um trabalho por realizar. Eles já realizam este trabalho”, explica Antônia. Mas os gestores estão de olho na participação também dos moradores que não estão organizados. “É uma preocupação nossa estar também em contato com os demais moradores, no corpo a corpo, para ouvir outras demandas”, conclui.

Moradores lançam novo jornal comunitário

Morador da Cidade de Deus lê o jornal A notícia por quem vive

No sábado, um grupo de moradores lançou no Fórum o jornal "A notícia por quem vive". A publicação é resultado do curso de extensão da UFRJ, de mesmo nome, realizado pelo Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade (SOLTEC UFRJ). O jornal trouxe matérias sobre a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os cursos de qualificação profissional oferecidos na Cidade de Deus, entre outras. Os alunos, que editaram coletivamente a publicação, ficaram animados com a possibilidade de continuação do jornal, já que algumas oportunidades de patrocínio apareceram durante o Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário