terça-feira, 27 de outubro de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O HUTÚZ FESTIVAL >> FALTAM 30 DIAS


HUTÚZ RAP FESTIVAL
Data: 27 e 28/11 - SEXTA E SÁBADO
Local: Circo Voador – Pça Cardeal Câmara, s/nº - (A CONFIRMAR)
Horário : 22h - (A CONFIRMAR)
INGRESSOS: R$40,00 (ANTECIPADO)
O bonde não para, a nossa festa vai ser grande, e ninguém vai ficar parado, pois os grandes nomes do Hip Hop nacional e Internacional vão agitar a galera. O Hutúz Rap Festival é o local certo onde os fãs ficam mais próximos dos seus grandes ídolos.

Este ano, o festival comemora seu aniversário e a pressão vai ser total, as noites do Rio de Janeiro nunca mais serão as mesmas e você, é lógico, não vai perder essa!Fique atento à programação.
Show de Racionais e MV Bill nos dois dias
Batalhas de Break e MC
Graffiti com Daze
Apresentação do Palco Principal por Fab
HBR, Skate e palco alternativo

INFORMAÇÕES: www.hutuz.com.br


ENTREVISTA COM CELSO ATHAIDE FEITA PELO SITE RAP NACIONAL


Por Elaine Mafra


Como surgiu a idéia de criar o Hutúz?

A ideia surgiu naturalmente a partir de outras conquistas, um espaço aglutinador seria consequencia natural para a construção de uma nova identidade do segmento. Eu diria que foi muito mais uma iniciativa do que uma ideia, pois as idéias estão sempre soltas por ai, na cabeça de muitas pessoas, o grande mistério está exatamente na iniciativa, fazer acontecer.



Qual o objetivo do Hutúz?

Mostrar para as pessoas do hip hop que elas podem fazer coisas imponentes, com qualidade, trazer patrocinadores, serem profissionais, se relacionar com a mídia, enfim, criar um mercado de verdade, e não ficar com um discurso ingênuo que chega na maioria das vezes beirar a depressão. Hoje podemos dizer que o Rap, o Hip hop pode realizar coisas tão nobres quanto as que admiramos .



Você acha que nesses dez anos conseguiu atingir essa meta?

Em parte sim, se considerarmos que o Hutúz está acabando esse ano e os patrocinadores estão pedindo para eu não terminar, ou seja, se não estamos acabando por falta de apoio então conseguimos parte da meta que é ter conquistado respeito, prestigio e credibilidade, se chegamos aos dez anos de vida, então podemos dizer que no meio do hip hop também alcançamos isso, mas pra mim o que não conseguimos conquistar foi a melhora na qualidade dos grupos, isso não podemos fazer, a arte é algo que não podemos interferir . Infelizmente o rap vem reproduzindo discursos e isso é pouco.. é preciso praticar o que se prega, o hip hop não pode ser basear apenas numa voz afinada, o que diferencia um grande rapper por exemplo de um rapper mediocre, são as suas atividades, não a letra de sua música.

E a soma de tudo isso transforma o ambiente em que vivemos. Eu não gostaria de deixar como legado para o hip hop da proxima década um monte de discursos equivocados, mas deixar exemplos práticos de mudança, deixar como legado a transformação real da vida de muitas pessoas, se for somente música, então não é hip hop, é entretenimento.



Como você conseguiu transformar o Hutúz na maior premiação da América latina?

Estive em algumas premiações nos E.U.A e nada do que ví me seduzia, então resolvemos criar algo que fosse clássico, mas uma coisa iria nos diferenciar de todos os outros eventos e premiações, esse diferencial seria e é o nosso sentimento.



Por que somente o "Norte/Nordeste" possui uma categoria exclusiva?

Por ser uma região que precisava de incentivo para estar presente no cenario nacional, para dar volume a essa região, do contrário repetiriamos os anos anteriores, aonde somente subiam no palco alguns poucos estados, isso além de enfraquecer a relação nacional, desestimula quem está lá fazendo um bom trabalho, logo que essa região tomasse fôlego, a ideia seria dar fim a essa categoria e a outra razão foi a reivindicação que eles fizeram. Temos que ter sensibilidade nessas horas.



Por que o Hutúz vai acabar?

Porque ele já cumpriu o seu papel, nesses dez anos muitos se revelaram, muitos de descobriram e muitos foram felizes. O Hutúz proporcionou muitos sorrisos e lágrimas nas pessoas, sabemos o quanto esse prêmio é importante e o quanto ele vai fazer falta, por outro lado a Cufa tem que ir realizar outros projetos, se não o prêmio se torna maior do que o proprio mercado. Agora é a vez do hip hop mostrar que está preparado para seguir adiante, criar um novo prêmio de rap e de hip hop e continuar o que começamos, se o hip hop não tiver condições pra fazer, então imagino que um boy o faça e o movimento vá lá legitimar, tudo vai ser natural. Na minha avaliação se o rap seguir o caminho que está, ele se tornará um câncer pra juventude brasileira e o Hutúz na minha avaliação não pode contribuir com isso. Se for somente pelo dinheiro eu faço um prêmio de axé. Acho que antes voltar a fazer o prêmio um dia, o hip hop vai ter que mostrar que cresceu, que tem responsabilidade e realmente tem compromisso com as mudanças, do contrário seremos um bando de gente falando qualquer coisa, palavrões a ermo, desreipeitando as mulheres, agredindo os homossexuais nas saidas dos bailes e mesmo assim estaremos com um discurso afinado de uma revolução que não chegará. Acho que é isso, existe hoje de minha parte uma certa descrença com todos os discurso do rap, com as posturas e se eu não acredito nesse modelo que estamos reproduzindo, então o Hutúz acaba sendo de certa maneira a celebração oficial de tudo isso . O Hutúz pode voltar um dia, mas o hip hop tem que mudar e se isso não for possivel, então espero que alguém crie um prêmio que possa representar esse modelo. Fazer uma festa para premiar esses 10 anos que passamos produzindo o Hutúz me dá a sensação de que estaremos efetivamente valorizando uma quantidade de momentos importantes que o prêmio viveu, que o hip hop viveu e porque não dizer, estaremos brindando momentos mágicos que esse pais viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário