

Pra quem já mordeu um cachorro por comida, ele ainda vai longe. Esse é E.M.I.C.I.D.A, o rapper que conseguiu três indicações para o VMB, dividiu palco com Erasmo Carlos, ganhou tênis da NIKE, tudo isso sem perder a essência e sem deixar de ser “rua”.
EMICIDA é o terceiro entrevistado do “O Rap além do Rap”
Portal Rap Nacional: Em que momento você percebeu que precisava ir além do Free Style e colocar a mix tape na rua?
EMICIDA: Quando eu percebi que transformei meus fãs em meus reféns, quem quisesse ouvir Emicida era obrigado a ir no shows (risos) na real tinha bastante coisa parada há muito tempo e precisava dar vazão a isso e se eu colocasse outro single por ai talvez perdesse o tesão de lançar uma mixtape com músicas tão antigas, achei melhor fazer a mix pra mostrar que realmente temos um acervo grande de material e por achar que serviria bem como uma prévia do disco oficial, mas outras mixtapes virão antes do disco, estamos num ritmo muito bom aqui... logo mais tem novidades...
Nesses vários anos de Rap você deve ter passado por diversas situações. Conte um fato que te deixou muito feliz e um fato que te deixou muito triste dentro do Rap.
Eu vi muita coisa mesmo, mas a grande maioria acabou virando rap então passaram a ser coisas positivas, degraus que me trouxeram até aqui, vejo dessa forma, acredito que um momento magico pra mim foi o dia em que conheci o Felipe Vassão (produtor), o Bruno e o Tixaman pessoas sem as quais eu jamais teria gravado em um bom estudio... e um momento triste foi a perda do dj Primo no ano passado, eu realmente não estava pronto para aquilo...
Fale um pouco sobre o patrocínio da Nike e como você encarou as criticas relacionadas ao assunto.
Internet é foda, boatos surgem e seguem, crescem e viram verdade. Não sou patrocinado pela Nike, o dia em que eles me fizerem uma proposta maneira a gente conversa, mas a parada que ocorreu é o seguinte: a Nike convidou eu e Kamau devido a repescussão em torno de nosso nome, para irmos até a loja pegar uns artigos, fomos. Roupa de graça é com nóiz memo, chegando lá me disseram que eu poderia customizar meu tenis mas com meu nome ou uma frase. Perguntei se poderia ser com minha tipografia, disseram que não pois existe um leque de opções que a Nike dá aos clientes, devido a uma questão de direitos e patentes e etc, Mas ai ligaram pra alguém e esse alguém disse que no nosso caso rolava por ser uma coisa nossa, não a logo de outra marca, ai rolou, os caras colocaram a foto no site. Conscidentemente quando saiu o clipe da Triunfo, na mesma época, então começaram dizendo que era uma homenagem ao single etc, etc, o resto é história, mas é tudo boato, a unica verdade é que eu tenho 2 pares de tênis exclusivos com meu nome e quem ta falando mal não tem. Não vai sair pra venda, é algo nosso, só isso. Mas é aquilo, ao invés de buscar a verdade as pessoas começam a falar, é assim sempre "comentam sobre onde fui sem saber de onde vim", sairam matérias em blogs e até mesmo em sites grandes dizendo isso, e é ai que tá, os caras que odeiam a Nike, que dizem que ela incentiva a mão de obra escrava falaram tanto disso que divulgaram os caras involuntariamente mais que qualquer outra iniciativa comercial da própria Nike porque isso foi assunto de fóruns , debates, a porra toda e ai os "revolucionarios anti-Nike" fizeram a maior campanha viral sem notar. Foi bom pra Nike que foi divulgada sem pagar um centavo, bom pra mim que tambem fui assunto só por colocar um tênis no pé, o que era meio trivial até então. Aliás, já que foi destaque, agora as pessoas me pagam mais e direito, afinal," tenho patrocinio da Nike" . Bom pros falador que tiveram assunto novo por um mês.
É tão ridiculo, a Nike faz tênis e é capitalista e usa da mão de obra escrava, quem vende caldo de cana é o que?
É tão ridiculo, a Nike faz tênis e é capitalista e usa da mão de obra escrava, quem vende caldo de cana é o que?
Você ja viu as condições dos irmão que cortam cana?
Eu fui lá em Pernambuco e vi com os próprios olhos e posso te dizer que o caldo de cana é menos doce depois de ver aquilo... quando eu ver essas crianças chinesas que a Nike explora segundo esses pseudo intelectuais do orkut talvez um tênis deles se torne menos confortável, mas enfim... acabou, vão ter que arrumar outro assunto agora... espero ter respondido.
Nenhuma. Rap bom é rap bom, alias existem apenas esses dois tipos de rap o bom e o ruim.
Em seu blog você fez uma homenagem ao DJ Primo e na sua mixtape tem uma faixa dedicada a ele. Que lacunas dentro do Rap jamais serão preenchidas com a ausência dele?
Vou te dizer uma coisa, tenho o simbolo do Hagakure que é o código do Samurai tatuado em meu braço e em um capitulo do livro ele fala sobre divida de gratidão, eu não conhecia o Primo há muito tempo, mas já o via em revistas, videos, em shows do D2 ou de outros artistas, passei a trocar umas idéias com ele a uns 3, 4 anos, mas sou grato aquele cara por ele ter sido ele, vindo da cidade dele buscar um mixer aqui e ter corrido atras de seu sonho, tenho essa eterna dívida com ele porque me estimulou a correr atras e alcançar os meus também, eu imagino quantos moleques se veem na gente quando subimos em um palco e mostramos que somos iguais a eles, foi isso que o Primo fez comigo, ele morreu na semana em que eu ia até a casa dele escutar umas batidas pra minha mixtape eu estava com o cara 2 dias antes, nunca um fato desse tipo mexeu tanto comigo e por isso me marcou tanto, por que eu tenho essa divida de gratidão com ele e espero estar quitando cada vez que loto um show e faço uma rima com o meu coração, fazendo a molecada se ver em mim assim como eu me vi nele e dando continuidade pra essa maravilhosa história que é o hip hop...
O rap nos Estados Unidos seguiu pelo caminho da fama e da grana. Você acha que no Brasil, respeitando as proporções, isso também vai acontecer?
Acho que musica boa vende, quem faz musica boa merece viver dela, os americanos são bons em vender as coisas, os melhores marketeiros do mundo, tanto que aquele futebol deles doidão lá que tem a bola oval, só jogam lá e o torneio se chama torneio mundial de futebol americano. O rap tem uma história aqui e nesse momento alguns passos estão sendo dados rumo a melhorias, queremos dinheiro sim, mas acredito que isso é válido se respeitarmos nossa história e trajetória. eu quero mais é ver o Kamau milionário, os caras do Realidade Cruel, o Péntagono, o Criolo Doido afinal não é contra a pobreza que a gente luta?
Como os meninos da favela vão querer sair do crime se você for mais um fudido que só reclama da vida e num tem 2,30 pra pegar um ônibus, eles vão continuar naquela ali até morrer ou tirar uns dias, então acredito que o rap tem potencial pra estourar quando bem feito e respeitando a si e a própria música brasileira pois e dentro deste contexto que nascemos, se tentarmos reinventar a música brasileira a partir do rap feito nos Estados Unidos vamos ser o que eles acreditam, que nós somos primatas e que queremos ser eles, eu particularmente creio que somos mais, respeito 50 Cent, Jay Z, mas Racionais é foda e eu num troco por nada de lá não. Acho maneiro, sou fã também, mas nóiz é nóiz.
O Festival Dialeto foi um passo muito importante para o Rap, o que pode surgir de novidades dentro do cenário depois deste festival?
Produtores abram os olhos e façam a mesma coisa em seus bairros, cidades, estrelas e constelações, o rap precisa disso. Acredito que surgirão varias novidades. Lá em casa já surgiu umas 6 depois disso e muitas outras virão, nossa mente tá a mil. Vários manos estão com disposição de moleque de novo e querem mais, me sinto honrado em poder ter participado de tudo isso e foi só o primeiro muitos mais virão...
Além do Rap
Um dos principais meios de comunicação do Rap é a internet, sites, blogs, twitter, myspace são as principais fontes de informação do Rap. Quanto aos meios de comunicação de massa convencionais, (TV, Radio, Impressos) você acredita que eles estão preparados para o Rap, estão preparados para o EMICIDA?
Temos jornalistas maravilhosos aqui que sabem escrever de música com propriedade quando querem, foda é que existem varias barreiras ridiculas dentro das edições dos jornais e isso fode, acredito que rap na midia é uma parada que esta além da midia, é um bagulho bem maior, quem paga o chefe dos jornalistas que são os anunciantes tem medo disso, imagina o sombra na capa da rolling stones, ja pensou?
Preto, cabelo duro maloqueiro e na semana seguinte os caras da pau de dar em doido?
Fodeu os muleque da favela vão deixar de fazer esses topete ridiculo, as mina vão deixar de alisar o cabelo e todos se sentirão bonitos e bem como são, naturais, ai a Wella vai ter que fazer uma campanha com o slogan" seu cabelo mais duro do que nunca" e eles não estão prontos para isso, o rap de verdade em destaque representa a perda de dinheiro de muita gente, muitas mudanças, porque falamos a verdade e foda-se, ninguém controla o rap, ele é livre e chegou onde chegou por ser assim, vão tentar se apropriar da nossa estética óbviamente colocando roupas no corpo e girias na boca de uns meninos bem nascidos mas num anda porque a favela não se vê nesses caras, enfim se a midia não estiver pronta para o rap é um problema dela, o rap está pronto pra midia e nos orgulhando cada vez mais pelas ruas do Brasil, tenho dó de quem faz vista grossa e finge que não vê tudo isso, quando quiserem vir atrás vai ser tarde, ai a gente vai escolher com quem falar.
A sua mixtape é vendida a R$ 2,00. Isso é menos que uma passagem de metrô ou um refrigerante. Como você fez para driblar a crise e a ambição?
Tem uma rima em uma música nova que tá pra sair que diz " nasci preto, sem dinheiro, num pais de terceiro mundo, ce acha que eu assusto com o termo crise?"
Isso existe pros barões, a música ta mais viva do que nunca e eu sou a música, me disseram uma vez o Roberto Carlos falou que ganha um real por disco vendido, eu tirei os atravessadores e ganho o mesmo tanto por disco, vendendo de mão em mão. Não estou nas lojas grandes, nos sites monstros mas e dai?
Nunca estive, movimento mais coisas, que qualquer iniciativa de qualquer gravadora que tenha tentado fazer algo com rap nos ultimos anos e isso é ser a rua, os Pokemon deles vão me ridicularizar óbviamente, tentando diminuir minhas conquistas, mas eu não estou competindo com o Jay Z estou competindo comigo mesmo, a superação vem daqui e é pra este lugar que ela volta também, eu digo na primeira rima da mixtape "é dificil plantar ambição sem ver a ganância nascer" quero os moleques ambiciosos na ânsia de ter e ser mais, ganância é querer o seu e o dos outros e esse tipo de pessoa não merece respirar, acho que em 2009 o rap pode ir dormir tranquilo, sendo gangsta, underground, odeio esses rótulos, alternativos a porra que for, mas dominamos todos os veiculos relevantes com uma mixtape feita em casa e vendida de mão em mão, então isso mostra o poder da rua e eu sou só um, imagina se todo mundo chegar assim em 2010, vai ter rap até no intervalo do Fantástico. (risos)
A midia estando pronta ou não, ao nos ignorar eles apenas mostram o quanto são desinformados...
As indicações pro VMB mudou algo na sua vida. Comente sobre as categorias que você concorreu. Concorri em rap, aposta Mtv e videoclipe do ano com um video muito louco que teve a direção do Fred Ouro Preto, um monstro. Foi bom pra caramba, a Mtv deu uma divulgada legal e nos mostrou pra um público maior, os shows estavam foda e agora estão mais ainda. Sou grato a rapaziada da Mtv, do portal também, que deram uma força e foram extremamente atenciosos conosco este ano, a parada de ter apresentado o show do Erasmo no VMB foi muito bacana, eu esperava uns troféuzinhos também, mas quem sabe no próximo ano? (risos)
Além do Rap
Um dos principais meios de comunicação do Rap é a internet, sites, blogs, twitter, myspace são as principais fontes de informação do Rap. Quanto aos meios de comunicação de massa convencionais, (TV, Radio, Impressos) você acredita que eles estão preparados para o Rap, estão preparados para o EMICIDA?
Temos jornalistas maravilhosos aqui que sabem escrever de música com propriedade quando querem, foda é que existem varias barreiras ridiculas dentro das edições dos jornais e isso fode, acredito que rap na midia é uma parada que esta além da midia, é um bagulho bem maior, quem paga o chefe dos jornalistas que são os anunciantes tem medo disso, imagina o sombra na capa da rolling stones, ja pensou?
Preto, cabelo duro maloqueiro e na semana seguinte os caras da pau de dar em doido?
Fodeu os muleque da favela vão deixar de fazer esses topete ridiculo, as mina vão deixar de alisar o cabelo e todos se sentirão bonitos e bem como são, naturais, ai a Wella vai ter que fazer uma campanha com o slogan" seu cabelo mais duro do que nunca" e eles não estão prontos para isso, o rap de verdade em destaque representa a perda de dinheiro de muita gente, muitas mudanças, porque falamos a verdade e foda-se, ninguém controla o rap, ele é livre e chegou onde chegou por ser assim, vão tentar se apropriar da nossa estética óbviamente colocando roupas no corpo e girias na boca de uns meninos bem nascidos mas num anda porque a favela não se vê nesses caras, enfim se a midia não estiver pronta para o rap é um problema dela, o rap está pronto pra midia e nos orgulhando cada vez mais pelas ruas do Brasil, tenho dó de quem faz vista grossa e finge que não vê tudo isso, quando quiserem vir atrás vai ser tarde, ai a gente vai escolher com quem falar.
A sua mixtape é vendida a R$ 2,00. Isso é menos que uma passagem de metrô ou um refrigerante. Como você fez para driblar a crise e a ambição?
Tem uma rima em uma música nova que tá pra sair que diz " nasci preto, sem dinheiro, num pais de terceiro mundo, ce acha que eu assusto com o termo crise?"
Isso existe pros barões, a música ta mais viva do que nunca e eu sou a música, me disseram uma vez o Roberto Carlos falou que ganha um real por disco vendido, eu tirei os atravessadores e ganho o mesmo tanto por disco, vendendo de mão em mão. Não estou nas lojas grandes, nos sites monstros mas e dai?
Nunca estive, movimento mais coisas, que qualquer iniciativa de qualquer gravadora que tenha tentado fazer algo com rap nos ultimos anos e isso é ser a rua, os Pokemon deles vão me ridicularizar óbviamente, tentando diminuir minhas conquistas, mas eu não estou competindo com o Jay Z estou competindo comigo mesmo, a superação vem daqui e é pra este lugar que ela volta também, eu digo na primeira rima da mixtape "é dificil plantar ambição sem ver a ganância nascer" quero os moleques ambiciosos na ânsia de ter e ser mais, ganância é querer o seu e o dos outros e esse tipo de pessoa não merece respirar, acho que em 2009 o rap pode ir dormir tranquilo, sendo gangsta, underground, odeio esses rótulos, alternativos a porra que for, mas dominamos todos os veiculos relevantes com uma mixtape feita em casa e vendida de mão em mão, então isso mostra o poder da rua e eu sou só um, imagina se todo mundo chegar assim em 2010, vai ter rap até no intervalo do Fantástico. (risos)
A midia estando pronta ou não, ao nos ignorar eles apenas mostram o quanto são desinformados...
As indicações pro VMB mudou algo na sua vida. Comente sobre as categorias que você concorreu. Concorri em rap, aposta Mtv e videoclipe do ano com um video muito louco que teve a direção do Fred Ouro Preto, um monstro. Foi bom pra caramba, a Mtv deu uma divulgada legal e nos mostrou pra um público maior, os shows estavam foda e agora estão mais ainda. Sou grato a rapaziada da Mtv, do portal também, que deram uma força e foram extremamente atenciosos conosco este ano, a parada de ter apresentado o show do Erasmo no VMB foi muito bacana, eu esperava uns troféuzinhos também, mas quem sabe no próximo ano? (risos)
De onde vem o bordão “A rua é noiz”? O que, e quem é rua pra você?(Cite nomes)
Da rua, a rua diz é nóiz a anos, só explicitei isso, nasceu nas batalhas de mc da Santa Cruz a frase e se propagou ai pelo mundão, a rua pra mim é a verdade, é quem levanta e anda, corre por um dia melhor para si e para os seus... “A policia para pra mim, mas os taxistas não”(trecho de uma letra do Emicida).
O Brasil prega a igualdade mas as vezes age pela segregação e pelo preconceito, o que é necessário pra esse quadro mudar?
Rap! Muito rap de verdade abrindo os olhos da molecada que tá na rua fazendo merda...
As suas letras mostram que você é uma pessoa bem politizada e consciente, tem propriedade no que você fala. Qual o conselho pro jovem oriundo da periferia ser detentor de conhecimento, desta maneira lutar mais pelos direitos, votar melhor e buscar melhores oportunidades de vida?
Vá estudar o que você gosta de estudar meu mano, ler, ver tv, desenho animado, vá se informar, a vida ta acontecendo aÍ, não vamos nos tornar reféns da ignorância, o momento da favela é agora, o momento dos pretos é agora, então levantem e andem!
Indique-nos um Playlist com musicas que a mensagem podem edificar um ser humano e explique por que.
Deixe uma mensagem aos internautas que leram essa entrevista?
Salve rapaziada, satisfação mesmo tá aqui participando dessa entrevista no portal Rap Nacional, muito obrigado pela atenção e pela oportunidade, lembrem-se de que isso é o começo e que o poder está em nossas mãos, temos o poder da transformação, agora levantem-se e vamos conquistar o mundo!!!
A Rua é NoiZ !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário