terça-feira, 6 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO E SEUS DESAFIOS

Não estou transferindo as minhas crônicas do Jogo Limpo que escrevo todas as segundas e quintas para cá, mas os temas esportivos que abordei ontem e hoje, fazem parte de minha vida e tomam conta dos meus pensamentos atuais, acho que são temas relevantes e quero com isso alertar também as pessoas do que vem por aí.
A eleição do Rio de Janeiro ainda é motivo de comemoração para muitos, imprensa e o povo estão animadíssimos com as Olimpiadas, mas até lá temos muito trabalho, não só em obras e recuperação de muitas coisas, como o Maracanã, temos algo mais importante a construir e recuperar, o interior das pessoas, sua autoestima, dar a elas qualificação e real qualidade de vida na alimentação, saneamento, ações sociais, segurança, transporte e educação. O Rio respira novos ares com as novas possibilidades avistadas, mas antes de mudar qualquer paisagem da cidade maravilhosa, é preciso mudar e muito a atitude das pessoas, banir as politicas oportunistas e o comodismo da própria população que se acostumou e se viciou as migalhas do poder. Ontem em uma reunião da Cufa aqui da minha cidade, ouvi algo interessante do Sandro, nosso presidente, ele afirmou que muita coisa seria diferente se o Rio de Janeiro voltasse a ser a capital do país, pois os politicos estariam no centro mais pensante e irreverente do pais, assim como é São Paulo com suas diferentes e diversas caracteristicas.
Falta a população noções básicas de cidadania, de como se comportar no trãnsito ao ato ´´simples`` de jogar lixo no chão. Achei legal a volta do Hino Nacional as nossas escolas, cresci tendo que cantá-lo todos os dias antes do inicio das aulas, hoje em dia todo mundo sabe os versos das ´´inteligentes`` músicas da Britney Spears ou do Latino, mas não sabem nada de nossas músicas principais. MV Bill cita uma frase assim; ´´ Sociedade hipócrita, só lembra de ser brasileiro na copa.``
É a mais pura realidade a letra de Camisa de Força, ela revela o quanto somos pseudo brasileiros, quando perdemos falamos mal e rejeitamos qualquer coisa, quando ganhamos o papo muda.
Precisamos resgatar a alma brasileira que vai muito além da simpatia, do jeito alegre do carioca de viver, precisamos respeitar as diferenças, precisamos parar de pagar propina, precisamos votar direito sem se vender, precisamos respeitar os não fumantes, os pedestres, as crenças, as leis de trãnsito e da boa convivência, precisamos injetar cidadania nas pessoas dos pés a cabeça.
Temos tempo se começarmos agora, as eleições estão ai no ano que vem e se optarmos por gente errada e despreparada para o que vem por ai, poderemos colocar tudo a perder. Ganhando assim mais atrasos e desilusões sociais que é algo muito comum nos dias de hoje, temos que cobrar de nossas autoridades atitudes sérias e coesas em prol dos objetivos traçados, mas também temos que nos olhar interiormente e mudar o que está errado também, assim teremos e poderemos dar um real valor ao que está por vir.
Eu sou carioca e quero o meu cachá.
Bom dia.

Waguinho BSL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário