sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TWITTANDO COM O RAP NACIONAL








O twitter chegou para ficar. Um estudo realizado em fevereiro de 2009, constatou que existem mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Assim como aconteceu com outras redes sociais da internet, os brasileiros estão dominando. O rap nacional não poderia ficar de fora dessa grande ferramenta tecnológica de divulgação e aos poucos vem conquistando seu espaço.
Mv Bill, sempre antenado com as novidades, é um dos rappers que já estão cadastrados. "Eu uso o twitter porque utilizo todas as mídias possíveis que estão dentro do meu interesse", declara o rapper carioca. Entre as facilidades do Twitter estão a rapidez, praticidade e o fato de ser totalmente gratuito. Para Apelidado Xis o fato de receber e enviar mensagem a todo momento é fundamental. "O importante é a informação", enfatiza o rapper . Quem também vem utilizando com frequencia é Dj Cia. "Colocamos a disposição das pessoas os trabalhos. É informação verdadeira e com agilidade. Sem falar na proximidade que acaba rolando com as pessoas que admiram o nosso trabalho". garante o twitteiro Dj Cia. O Rapper Eli Efi, ex-integrante do grupo DMN, destaca a importância do twitter na comunicação mundial. "É uma forma da gente espalhar informação sem ter que depender dos grandes meios. O twitter também aproxima o artista do seu público e permite uma comunicacao mais direta. O poder do twitter ficou muito evidente durante as eleições no Iran. Quando o governo proibiu a mídia internacional de cobrir os eventos, o povo de lá utilizou o twitter para informar o mundo dos acontecimentos", constata o rapper que há cinco anos mora nos EUA.Mas, se você ainda não sabe o que é o tal de Twitter. Não pare de ler essa reportagem. Acesse
www.twitter.com/rapnacional e você vai conhecer a página do Portal Rap Nacional. O twitter nada mais é que um microblog. Os usuários podem enviar mensagens de até 140 caracteres, para as pessoas que o seguem. Não pense que a limitação no número de caracteres é um problema. Isso faz com que os textos sejam objetivos e diretos. Alguns rappers, principalmente aqueles que acompanham as novas tendencias da internet, utilizam o twiiter como um canal de comunicação direto com o público. A maioria dos microblogs são atualizados pelos próprios artistas. Como o twitter é livre, não há como segurar a expansão do rap e não há como criar barreiras como as que existem em outros veículos de comunicação. O Ao Cubo considera que o twitter seja uma das grandes armas publicitárias que surgiram nos últimos cinco anos. E, é claro eles não ficaram de fora. "Dos 25,5 milhões de usuários de Internet no Brasil, mais de um milhão já tem twitter. Por isso vimos a necessidade de migrarmos para esse novo conceito de divulgação", ressalta Cléber, integrante do grupo.
Outro que não vive mais sem twittar é o rapper DG. Ele manda em média 20 mensagens por dia e usa o twitter para se comunicar com os fãs e também para expor seus pensamentos. DG se rendeu ao twitter pela simplicidade e versatilidade. "Posso postar praticamente de qualquer lugar. Eu posto até do víde-game", declara o Mc. Outra facilidade é poder interligar as informações do twitter com o facebook e o my space. "Hoje eu não tenho mais um blog, tudo está no twitter. Não tem porque manter o foco da informação em outro lugar. O twitter é muito eficiente", constata DG.Seguir e ser seguido....Seguir alguém significa que você quer receber no seu microblog as mensagens que a pessoa envia. O número de seguidores também funciona como um termômetro para medir o prestígio entre os twitters. Entre os rappers que possuem maior número de seguidores destacamos Mv Bill, que tem aproximadamente 7 mil e 400 e Emicida, que está com mais de 4 mil seguidores. Isso pode até parecer muito. Mas, perto do 1 milhão e 250 mil seguidores que o apresentador de Tv Luciano Huck tem, fica pequeno!







O legal do twiiter é que não existe diferença entre classes sociais e nem precisamos respeitar hierarquias. Nele você encontra o público em geral, os artistas, as marcas e também os veículos de comunicação, como o Portal Rap Nacional. O acesso a informação é democrático. Você pode seguir qualquer usuário. E, também pode ser seguido por todos aqueles que desejarem. Não só o Portal Rap Nacional está representando as mídias do hip hop brasileiro no twitter. Os mais importantes sites e blogs voltados para o público do rap também já criaram o seu microblog. Entre eles destacamos o Radar Urbano, Per Raps, Central Hip Hop, Rapevolusom e o NOIZ. Alguns artistas, entre eles o rapper Kamau, valorizam o twitter pelo fato das mensagens chegarem não só ao público, mas atingir também os veiculos de comunicação. "Serve como uma divulgação entre artistas, jornalistas e formadores de opinião, que por sua vez, divulgam à sua maneira cada informação ali compartilhada", declara o Mc.Para o Mc Max BO, não basta ter seguidores, mas sim enviar mensagens de qualidade para eles. "Quem tem seguidores, mas escreve qualquer coisa eles deixam de seguir", garante o MC. Para ele, se bem utilizado o twitter é importante, não só para o rap. "Acho que é importante como uma ferramenta geral. Você usa para divulgar artistas não só do rap nacional, mas da música como um todo, artes, política, tudo de maneira mundial. Ele ajuda em qualquer tipo de informação inteligente", afirma Max BO.Sem limites para a criatividade... Em uma atitude totalmente inovadora no rap nacional, Gog resolveu escrever a letra de uma música, com frases enviadas via twitter. Ele apenas definiu o tema "Música e Liberdade" e os twitters mandaram suas contribuições. Em menos de duas horas, ele já havia recebido mais de 70 frases. Gog enfatiza que a atitude veio da necessidade de inovar. "Procuro sempre apresentar algo novo, contribuir com o cenário de forma positiva e criativa. Deu no que deu... Uma repercussão imensa".







Com as frases em mão, GOG começou o trabalho de transformar tudo em letra e música. Para isso, ele contou com o apoio de alguns twitters de plantão. "Eu, junto com o Marcelo Mira, montamos o quebra cabeças. Tudo transmitido ao vivo via internet. Depois trabalhamos a construção da música, com o acompanhamento de Isaías do Provérbio X, Ataque Beliz, campeão do RBB, Georgio W. Alô, Ellen Oléria, Nego Dé, Verônika, DJ Régis, Alexandre do Natiruts, Digão do Raimundos, Pedrão, Maozão, Jorge e Serginho. Estamos reaprendendo o processo musical coletivo.", constata Gog.







E como ser inquieto que é, GOG já lançou um novo desafio. Agora, o público deve enviar vídeos, para que seja editado o vídeo clipe da Música. "É muito louco ouvir um som e dizer: essa frase é minha, essa imagem eu que gravei! Perceber esse fator, movimenta e coloca as pessoas na linha de frente da ação e da transformação também." Gog acredita que é necessário que o público aprenda a ser o personagem principal da história e não ficar só como coadjuvante. Essa analogia serve não somente para a criaçaõ de uma música e de um vídeo clipe, mas é uma lição que o rapper tenta passar para os seus fãs. E para quem imaginava que ele ia parar por aí. Se engana! Gog pretende lançar um disco inteiro nesse formato, ou seja, com músicas feitas através da participação dos usuários do twiiter. A comunicação no processo evolutivo...Desde que o rap nacional se propagou pelas periferias do Brasil, já se passaram mais de 20 anos. Nesse período, a batida, a levada, a letra, tudo isso evoluiu. O cenário se renovou. Hoje, surgem novos grupos a cada dia. Dessa forma a maneira de divulgar os trabalhos também teve que evoluir. As fitas k7, passadas de mão em mão, deram lugar a informações enviadas via internet. Os artistas do rap nacional precisam interagir com as novidades. Evoluir junto com o mundo. Quem não evolui, não se adapta, acaba se perdendo na história. Felizmente, ou infelizmente, a globalização é um fato. E a internet surgiu para os tempos modernos, como a roda na idade média. Tudo se transformou a partir da sua invenção. Já que as emissoras de televisão e de rádio, as grandes revistas e jornais, não abrem espaço para o rap nacional. E quando abrem, é para poucos! Os rappers precisam utilizar cada vez mais todas as formas possíveis para divulgar o seu trabalho e suas idéias. O Ao Cubo já percebeu essa grande ferramenta que tem nas mãos. "O twitter é mais um canal de comunicação que ta aí. E, quem souber usá-lo será muito beneficiado. No País em que vivemos, fazer música não é fácil. E, fazer rap é ainda pior, já que faltam verbas e os integrantes da cultura hip hop não são bem visto pela sociedade. Quase não existem meios de comunicação para divulgar nossas idéias. Acredito que o twitter nos deixa mais próximos dos fãs. Podemos passar as informações que eles não conseguem em rádios e nem na televisão", ressalta Cléber, do Ao Cubo.Dj Cia concorda que o twiiter tem sido um grande aliado. "Como não temos nada a favor em termos de divulgação de trabalhos, o twitter, tem dado uma grande ajuda. Muitos artistas novos me enviam links para eu conhecer o trabalho. Isso facilita bastante. Antes, eu voltava dos shows cheio de cds no bolso que me entregavam pra escutar." afirma Dj Cia. Se não abrem as portas das grandes mídias para o rap. Vamos dominar aquelas onde não podem nos barrar.

Acesse e siga:

www.twitter.com/rapnacional

www.twitter.com/mvbill

www.twitter.com/djcia

www.twitter.com/apelidadoxis

www.twitter.com/eliefibrasil

www.twitter.com/aocubooficial

www.twitter.com/dgespecialista

www.twitter.com/Kamau_

www.twitter.com/mcmaxbo

www.twitter.com/gogpoeta

www.twitter.com/emicida

www.twitter.com/rapevolusom

www.twitter.com/sitenoiz

www.twitter.com/radarurbano

www.twitter.com/bocadaforte

www.twitter.com/per_raps

Nenhum comentário:

Postar um comentário