terça-feira, 27 de outubro de 2009

VIRADÃO ESPORTIVO NACIONAL DA CUFA >> FALTAM 11 DIAS


ACESSEM: viradaoesportivo.com.br


Se os Jogos Olímpicos tivessem o tempero brasileiro, na hora de escolher as modalidades esportivas, talvez a competição ficasse com a cara do projeto Viradão Esportivo, que está sendo organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). O evento, com mais de 500 atividades previstas, acontecerá das 9h do dia 7 de novembro às 18h do dia seguinte, no estado do Rio. Serão 33 horas seguidas de atividades diversas, para mostrar que tratando-se de esporte, há muito mais do que só a paixão nacional pelo futebol. Dentre os 500 eventos programados no estado, até agora, há opções que variam de uma tradicional partida de futebol, uma competição de box tailândes na Rocinha a um torneio de skate em Anchieta.

Haverá eventos como campeonato de manobras de skate em Anchieta, torneio de futebol de botão em Niterói, “surf adaptado” e “vôlei sentado” (para deficientes físicos) em praias do Rio. Um dos objetivos é incentivar a prática esportiva como inclusão social e como exercício de cidadania — diz a produtora da Cufa, Luana de Jesus.

Quem entrar no espírito do Viradão poderá participar do projeto de várias maneiras. Algumas atividades só permitirão que um eventual interessado seja espectador, como o Campeonato Estadual de Tênis de Mesa, previsto para o dia 8, na Barra da Tijuca. Neste caso, só poderão jogar atletas federados. Outros eventos darão a chance de extravasar o esportista que há em cada um: basta se inscrever e entrar no jogo.

No Engenho Novo, por exemplo, haverá aulas de capoeira. Existe espaço até para quem sempre sonhou em dar ares de evento àquela brincadeira de fim de semana entre amigos. Basta entrar no site do Viradão (www.viradaoesportivo.com.br) e registrar a atividade esportiva, com data e local, para que entre no cronograma oficial do evento.


O skatista Eduardo Gringo, de 31 anos, que é representante da Cufa na modalidade esportiva, vai reunir os praticantes cariocas em Anchieta.

— Dez ônibus cheios vão partir de Olinda (bairro de Nilópolis). Sairemos às 18h, do dia 7, em direção à Praça Granito, em Anchieta. Lá, vamos mostrar vídeos institucionais de praticantes cariocas do esporte, além de promover um campeonato de melhores manobras — disse Eduardo Gringo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário