quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PARTICIPE DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA >> DE 17 a 20 de NOVEMBRO

As terras que já foram ocupadas por escravos forros hoje guardam marcas de sua ocupação na Serra dos Pretos Forros, na presença do futebol e do samba.
O desmembramento das chácaras da região deram lugar às ruas Dr. Peçanha, hoje Adolfo Bergamini, Dr. Leal, Dr. Bulhões, dentre outras.O primeiro concurso de escola de samba aconteceu no Engenho de Dentro, com desfile realizado na avenida Adolfo Bergamini, onde hoje está a Escola de Samba Arranco. Passaram também por ali o Bloco da Alvorada e o Bloco da Chave de Ouro.
A partir da abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, com a instalação de oficinas ferroviárias, o bairro ganhou ares de modernidade que desembocaram nas dimensões metropolitanas de hoje com a presença do Estádio João Havelange (Engenhão), e da Linha Amarela, que leva à Barra da Tijuca, valorizando todo o entorno.

Fundamentado na história e na necessidade de fomentar a discussão sobre a preservação da memória e da cultura afro-descendente, como uma das matrizes da identidade do bairro e do povo brasileiro, o SESC Engenho de Dentro realiza em novembro, a Semana da Consciência Negra, promovendo, entre outras atividades, o Seminário Matriz Africana.

A proposta do seminário é contribuir com os debates sobre a promoção da igualdade e erradicação da discriminação racial e étnica e a preservação da memória, tradição e influência da cultura africana na formação da identidade brasileira. Em anexo estão o folder com a programação completa e a ficha de inscrição. Para o Seminário serão oferecidas 100 (cem) vagas gratuitas para a comunidade, professores, estudantes, artistas, produtores culturais etc.

Envie a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: seminariosescmatrizafricana@yahoo.com.br

A confirmação da sua inscrição também será enviada por e-mail. Por isso informe na ficha um e-mail válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário